Metodologia de Trabalho


Metodologia é a explicação de como o trabalho será realizado, deve ser fácil de usar, alinhar as expectativas das partes, reduzir o esforço de realização e permitir o acompanhamento do progresso. Para melhorar o gerenciamento a metodologia divide o trabalho em ciclos, com atividades inter-relacionadas, executadas numa sequencia lógica para gerar os entregáveis do projeto.


Metodologias como a nossa, que trabalham em ciclos incrementais de curta de duração baseiam-se nos fundamentos do Scrum e são chamadas de metodologias ágeis. Ao final de cada ciclo são avaliados os resultados, definidas correções, atividades e recursos para próximo ciclo. Trata-se de um método adaptativo e evolutivo, adequando para lidar com o desconhecido. Recomendamos à leitura do livro Scrum a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo de Jeff Sutherland aos que desejam aprofundar os conhecimentos em metodologias ágeis.


Nossa metodologia também utiliza neurociência, iniciamos pelo entendimento do todo antes seguir para o detalhamento, os detalhes fazem mais sentido quando relacionados ao contexto geral. Para isto, utilizamos formulários que simplificam a compreensão de práticas da administração e conectam as informações do tema que esta sendo trabalhado.


Os formulários são preenchidos colaborativamente, capturam o conhecimento individual transformando-o em conhecimento da equipe. Seu preenchimento ocorre em sessões com a utilização de práticas de facilitação que geram engajamento e o comprometimento dos participantes. Estes também contribuem para aproveitar melhor o tempo e alinhar as expectativas dos produtos gerados, que são os próprios formulários preenchidos.


A metodologia capacita o cliente para trabalhar no projeto e gerar produtos coautorias, que são o resultado dos conhecimentos e esforços empreendidos pelos participantes. Adicionalmente a metodologia trás autonomia ao cliente que pode seguir independente ao termino dos trabalhos.


Houve época em realizávamos os trabalhos sem compartilhar conhecimentos, acreditávamos que a capacidade de realizar era o mais valioso que possuíamos, hoje sabemos que o mais valioso é nosso conhecimento, experiência e metodologias de trabalho.

Acreditamos que os consultores que trabalharem com as melhores metodologias construirão reputação, atenderão mais clientes e escalarão seus negócios.

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