• Time

TikTok For Business?

Atualizado: 29 de jul. de 2021



TikTok é uma rede social para criação de vídeos curtos desenvolvida pela empresa ByteDance. Através do aplicativo, é possível inserir músicas e sons às edições de vídeo e compartilhar criações com outros usuários.

Apesar de ter sido criada em 2016, foi em 2019 que a rede social conquistou boa parte do público. No Brasil, ela ainda não é tão utilizada, mas cada vez mais jovens têm baixado o app para assistir e compartilhar seus vídeos curtos.


É interessante notar que a rede social TikTok já ultrapassou outras plataformas em número de usuários, e apresenta as seguintes características:

  1. Recursos musicais inteligentes;

  2. Entretenimento instantâneo;

  3. Diferenciada experiência no feed;

  4. Conteúdos virais;

  5. Menor número de propagandas.

A rede social TikTok: mais uma opção para o marketing digital


O TikTok já tem alcance mundial, por isso, investir nessa rede social é ter grandes chances de divulgação e consequente aumento de vendas de produtos e serviços. Como ferramenta de marketing é vantajosa, ainda, pelos seguintes motivos:

Público definido

Pode-se pensar que ter um público abrangente e variado em se tratando de faixa etária, estilo etc seja melhor para se alcançar resultados em marketing digital.

Esse tipo de público tem suas vantagens, sim. No entanto, quando se tem apenas um ou dois estilos e uma faixa etária bem definida, que costumamos chamar de persona, há um enorme benefício nisso, porque as ideias e investimentos tornam-se direcionados e cria-se um ambiente mais atrativo para aquele público em questão.

Este é o caso da rede social TikTok. O aplicativo tem um extenso número de usuários na faixa de idade entre 16 e 24 anos. Um público, portanto, mais jovem, que busca interatividade, vídeos divertidos e com o qual o marketing da sua empresa pode investir em muita criatividade.

Ao criar esses conteúdos descontraídos pelos quais seu público já costuma se interessar, as chances de chamar a atenção e aumentar o engajamento aumentam!


Videos com alto poder de circulação

Uma das características dos vídeos do TikTok é eles se espalham muito rapidamente e alcançam enorme número de pessoas, levando-se em conta o contínuo aumento de usuários. É comum, ainda, ver vídeos dessa rede social compartilhados em outros lugares, como WhatsApp, Twitter etc.

Além disso, o custo para isso, se comparado a outras formas de produção de vídeo, é muito mais em conta. Com formatos simples, os vídeos podem ser gravados diretamente com um smartphone.

Isso não significa, todavia, que você não precisará pensar muito bem seus conteúdos. Planeje suas ideias e aplique-as estrategicamente!

Tem demonstrado números que impressionam


O número de downloads do TikTok já ultrapassou a marca de 1 bilhão no mundo todo, tendo conquistado principalmente os mercados americano, chinês e indiano. E, ainda que não seja muito conhecido nacionalmente, não vai demorar muito para isso acontecer. Afinal, cada vez mais personalidades estão aderindo à rede social.

Vendo por esse lado, investir nos vídeos do TikTok permite que sua empresa seja pioneira no marketing desse tipo e atraia ainda mais a atenção de nova clientela. Não são tantas as marcas que têm utilizado essa ferramenta e, ao fazer isso, você pode sair na frente da concorrência.


A rede social foi testada largamente

O aplicativo já foi submetido a testes no mercado chinês antes de ser divulgado para os outros países, a fim de que todas as falhas encontradas e possíveis erros futuros não prejudicassem seu aproveitamento pelo usuário.

Outras redes concorrentes do TikTok, como o Instagram Stories e o Snapchat incluíram recursos de segurança, por exemplo, apenas depois que os usuários já os tinham instalados e já faziam uso.

Enquanto que os desenvolvedores da rede social TikTok investiram em proteção e segurança dos usuários contra uso indevido e outras questões de privacidade antes de qualquer divulgação no mercado em que atua.


Praticidade de uso

Além de todas as vantagens demonstradas, uma empresa pode divulgar seus produtos e serviços pelo TikTok de uma forma mais simples e próxima ao estilo do usuário do aplicativo.

Isso porque a própria forma de utilização dessa rede social é muito prática e amadora. Para quem já utiliza o Stories do Instagram, por exemplo, não haverá segredo no manuseio do TikTok.

Assim, se sua empresa trabalha com um público mais jovem ou mesmo deseja buscar esse público, investir em marketing digital através do TikTok é amplamente indicado, fazendo uso de estratégias novas, envolventes e divertidas.

TikTok Marketing: como desenvolver estratégias de sucesso?

Já que o app entrou para valer no mercado. Confira algumas dicas de como desenvolver estratégias de marketing no TikTok, seja com posts orgânicos ou com anúncios pagos.


1. Crie conteúdo original

O primeiro passo para fazer sucesso no TikTok é ter uma boa estratégia de conteúdo. Não pense que basta replicar o que a marca já publica no Instagram ou no Facebook. O TikTok tem um público e um tipo de conteúdo bastante específicos. Por isso, os vídeos precisam ser originais para ter fit com a rede social.


Além disso, autenticidade é imprescindível: as pessoas se engajam mais com o que é real. Quem produz vídeos para o TikTok não precisa entregar algo perfeito, mas que faça rir e mexa com as emoções.

Então, esqueça um pouco as super produções e abrace a imperfeição. Isso ajuda a marca a ser mais autêntica e ter mais agilidade para seguir as tendências no timing certo.


Os principais tipos de conteúdo que fazem sucesso no TikTok


Vídeos musicais

Os TikTokers adoram uma música e uma dancinha. Por isso, vídeos musicais fazem bastante sucesso. Você pode botar sua equipe para dançar ou dublar, que tal?


Duetos

Duetos são vídeos em que um usuário interage com o outro, lado a lado na tela, usando a mesma música. Você pode fazer duetos com vídeos dos usuários ou convidá-los a fazer duetos com seus vídeos.


Clipes cômicos

TikTok é lugar para dar risada. Então, crie clipes engraçados e entre na brincadeira. Não tenha medo de fazer piada com a sua própria marca!


Efeitos visuais

Sobreposições, efeitos de transição, filtros, velocidade da reprodução — tudo isso pode ser usado com criatividade para deixar os vídeos mais interessantes.


Efeitos sonoros

O TikTok oferece uma extensa biblioteca de músicas e sons com os quais os usuários gostam de brincar.


Desafios de hashtags

Os desafios de hashtags incentivam as pessoas a criarem vídeos sobre algum assunto indicado por uma hashtag. Sua marca pode propor um desafio ou participar de algum que esteja em alta.


Vídeos educativos

De receitas de bolo até aulas de matemática, dá para aprender muita coisa no TikTok! Aqui a sua marca tem uma grande oportunidade de ensinar truques e curiosidades sobre a sua área de atuação.


2. Aposte no trabalho com Influenciadores Digitais


Os influencers estão com tudo no TikTok!

Muitos influenciadores já conhecidos encontram por lá um ambiente mais autêntico que em outras redes sociais, como YouTube e Instagram, onde o conteúdo tem se tornado mais profissional e, muitas vezes, distante do público.


Mas também existem muitos digitais influencers surgindo na própria rede, que propicia o sucesso de anônimos. De olho nisso, as marcas podem fazer parcerias com eles para também aproveitar essa proximidade com o público e aumentar o seu alcance.

Mas, antes de escolher com quem fazer parceria, trace uma estratégia com objetivos e metas, para saber como essa ação vai servir para o marketing. Você também precisa avaliar se o público do influenciador tem afinidade com o perfil dos consumidores da marca.


A Guess tem um case bacana de marketing de influência no TikTok, que aproveita bem o poder dos influenciadores e os recursos do app. A marca de jeans lançou o desafio #InMyDenim para que os usuários publicassem a transformação visual com os produtos da marca. Então, influenciadores foram convidados para dar o start na campanha.

Os vídeos com a hashtag alcançaram mais de 50 milhões de visualizações e ajudaram a Guess a reposicionar sua marca junto ao público jovem.


3. Promova o conteúdo gerado pelos usuários – UGC


O conteúdo gerado pelos usuários (UGC) tem muito valor para as marcas. Nas redes sociais, elas não podem ignorar o que os seguidores falam — é preciso ter uma comunicação de mão dupla para que os usuários se sintam valorizados e abraçados pelas marcas que admiram.

No TikTok, isso é ainda mais importante, pois estamos falando de um público jovem, que quer visibilidade e deseja um reconhecimento. Então, explore o UGC no TikTok Marketing.


Para colocar em prática, você precisa monitorar a atividade dos seguidores, as hashtags e menções relacionadas à sua marca. Quando encontrar um vídeo interessante, você pode curtir, comentar, compartilhar e até replicar no seu perfil.

A Chipotle, por exemplo, deixou um seguidor maravilhado com um simples comentário no vídeo em que ele usa o produto da marca.

Já a Dunkin Donuts republicou no seu perfil o vídeo de uma fã que só queria atenção da marca!


4. Encontre criadores de conteúdo para a marca no Marketplace


O TikTok sabe muito bem a importância dos criadores de conteúdo. Afinal, foram eles que fizeram a fama da rede social. Em reconhecimento a eles, o TikTok até já anunciou a criação de um fundo para recompensá-los financeiramente.

Além disso, a rede social oferece um Marketplace de Criadores. Nesse site, você pode encontrar influenciadores que atendam aos requisitos das suas campanhas, com base nos dados de localização, audiência, crescimento, performance, entre outros.

A intenção é estimular tanto o trabalho dos criadores quanto a presença das marcas na rede.


5. Faça anúncios no TikTok


Criar anúncios no TikTok já é uma realidade. Só que ainda não no Brasil. A plataforma Ads Manager foi lançada nos Estados Unidos, mas vários países ainda não receberam a novidade.

Por enquanto, vale a pena conhecer os formatos e recursos para anunciantes que a plataforma oferece, que permitem criar conteúdos mais envolventes e fazer uma segmentação precisa.


Formatos de anúncios

O TikTok atualmente oferece 5 formatos de anúncio, confira cada um deles:

  1. TopView, um anúncio de até 60s em auto-play e full-screen, exibido logo que o usuário acessa o app.

  2. Brand Takeover é um anúncio de 3 a 5 segundos em auto-play e full-screen, com mídia estática ou dinâmica.

  3. In-Feed Ads é um anúncio de até 60s em auto-play e full-screen, exibido no feed Para Você, com o qual os usuários podem interagir.

  4. Branded Hashtag Challenge é um desafio de hashtag que dura de 3 a 6 dias. A campanha convida os usuários a criarem conteúdo com a hashtag escolhida e agrega todas as publicações marcadas.

  5. Branded Effects são adesivos, filtros e efeitos visuais patrocinados pelo anunciante.


Segmentação do público-alvo

Para segmentar os anúncios no TikTok, você pode usar critérios de idade, gênero, localização, idioma, sistema operacional, conexão e interesses (educação, moda, games etc.).

Quem já está acostumado com audiências personalizadas e públicos semelhantes (como o “lookalike”, do Facebook Ads) também pode usar esses recursos no Ads Manager do TikTok. Para isso, é preciso instalar no seu site o Pixel do TikTok, que serve para rastrear os passos dos usuários nas suas páginas.


Avaliação do desempenho dos anúncios

O Ads Manager também oferece uma ferramenta de análise de performance dos anúncios. Você pode monitorar o alcance, as interações e as conversões que o investimento está gerando e o perfil de público que está sendo alcançado.


O Pixel do TikTok também deve ser usado aqui para identificar se os usuários realizaram conversões a partir da publicidade.


O TikTok " não " é um app bobo de dancinhas e pegadinhas, é bom rever essa ideia. A rede social já mostrou a sua força e todo o seu potencial de marketing.

Muita água ainda vai rolar e muitas funcionalidades ainda vão ser lançadas para usuários e marcas. Mas você já pode começar a produzir conteúdos e interagir com seu público por lá.

Não vai perder essa oportunidade


Paloma Barra

Mlabs

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo