• Colabora

Consultoria a Distância - Prestando Serviços

Atualizado: 2 de dez. de 2021



Março de 2020 foi o inicio da transformação de diversos negócios, não seria diferente com os serviços de consultoria. A crise sanitária do Covid19 obrigou consultores e clientes a trabalharem a distância. Sabíamos que era possível, alguns já praticavam esta modalidade, entretanto a maioria não estava habituada, profissionais experientes, iniciantes, até mesmo os mais tecnológicos, acreditavam que a presença era um Valor insubstituível.


Alinhados com as teorias de Darwin nos adaptamos para sobreviver, hoje sabemos que a maioria dos trabalhos intelectuais pode ser realizada a distancia utilizando tecnologias que fazem parte do nosso dia a dia. Além de reduzir custos e ampliar as horas produtivas do consultor, o trabalho a distancia viabiliza o atendimento de mercados inexplorados, empresas em municípios distantes, pequenos negócios com restrições de recursos.


Estamos falando de empresas de pequeno porte localizadas nos 5500 municípios brasileiros, estas representam mais de 95% das empresas no Brasil. Consultores não conseguiam atender estes mercados em razão dos altos custos logísticos repassados aos preços. Este cenário mudou com a experiência adquirida no afastamento social e os excelentes resultados alcançados com a modalidade.


As tecnologias são importantes, mas a mudança de comportamento dos clientes e consultores foi que viabilizou o trabalho a distância. A pandemia foi a gota d’água da mudança de comportamento das pessoas, isto vem ocorrendo com a evolução do auto serviço, homebank, e-commerce e mais recentemente aplicativos no celular, quase tudo sem interação humana.


As pessoas estão mais autossuficientes, basta apresentar-lhes um formulário com preenchimento intuitivo que seguirão autônomas pela jornada planejada. Esta autonomia não é para todos, mas aqueles que as incorporaram resolvem necessidades mais rápido, pagam menos por produtos e serviços, tem acesso a oportunidades diferenciadas.


Não estamos proponho que todos os projetos de consultoria sejam realizados a distância, mas a modalidade deve ser considerada em projetos com altos custos logísticos, em localidades distantes, clientes com restrições de agenda, limitações de recursos físicos e financeiros, dentre outros. Projetos que entregam conhecimento e não mão de obra são mais aderentes à modalidade remota.


Consultores da nossa comunidade que praticam serviços à distância reduziram preços porque tem custos menores, preservaram o que era vital, excluíram o que era supérfluo. Reduziram ou eliminaram a realização de atividades operacionais e concentraram-se em entregar o mais valorizado pelo cliente, seu conhecimento.


Comente esta postagem compartilhando sua experiência com trabalhos à distância, esta é importante para nós e pode ajudar outros profissionais.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo